A fotografia: o que ela me (não) diz! — ou como dar lugar a diferentes vozes

  • José Manuel Lopes Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Maria do Céu de Melo Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Resumo: Este artigo pretende reflectir sobre o modo como um grupo de alunos e uma professora do ensino superior analisaram uma fotografia a preto e branco que lhes foi apresentada sem data nem título. Este pequeno estudo de caso insere-se num domínio de investigação que se debruça sobre a literacia visual. As propostas de trabalho interpretativo foram diferenciadas: para a professora um texto livre; para os alunos um guião de perguntas orientadas. Questionam-se as implicações desta diversidade nos resultados obtidos, e apresentam-se possíveis hipóteses para estudos futuros.

Abstract: This article intends to reflect on the way a group of university students, and a university professor, have analysed a black and white photograph which was presented to them without date or title. This case study stems from a research domain focussing on visual literacy. In this instance, the tasks were differently presented: the teacher wrote an open text, and the students were given a series of specific questions. We have reflected on the implications of such diversity upon the results, while presenting possible new hypotheses for future studies.

Palavras-chave: Literacia visual, fotografia, interpretação.
Key-words: Visual literacy, photography, interpretation.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Como citar
LOPES, José Manuel; MELO, Maria do Céu de. A fotografia: o que ela me (não) diz! — ou como dar lugar a diferentes vozes. Babilónia - Revista Lusófona de Línguas, Culturas e Tradução, [S.l.], n. 06/07, nov. 2009. ISSN 1646-3730. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/babilonia/article/view/905>. Acesso em: 15 july 2019.
Secção
Ensaios