APRESENTAÇÃO

  • Pierre Mayrand - Kerestedjan - Labella Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

É sem dúvida um privilégio para o Centro de Estudos de Sociomuseologia ter recebido do Professor Pierre Mayrand o texto que agora se apresenta. E isto por diversas razões.

Primeiro porque nos permite conhecer melhor um percurso onde a museologia e a vida se entrelaçam, coisa rara num tempo em que um neoliberalismo recém-chegado à «cultura», reforça a via única do pensamento e ainda a museologia sem qualquer investimento intelectual, escondida por um «bem» fazer pseudo-técnico. Museologia sem problemas, sem preocupações sociais, sem projecto de vida.

Este livro de Pierre Mayrand mostra-nos ao contrário que a riqueza está na partilha, na solidariedade, na luta pela consciência crítica partilhada, ultima esperança para a construção de um planeta onde a dignidade tenha lugar.

Em segundo lugar porque a amizade, o exemplo e a reflexão do professor Pierre Mayrand sempre foram para mim uma referência (tábua de salvação) e um continuado incentivo, mesmo quando por vezes os resultados se ficam aquém do projecto e o «oportunismo» museológico se sobrepõe à transparência, na busca sabe-se lá de quê.

Enfim, pelo enorme contributo do Professor Pierre Mayrand tem dado ao esforço de formação em Museologia Social que há 15 anos temos vindo a desenvolver em Portugal. Desde a primeira aula que o pensamento de Pieree Mayrand tem servido de referência para todos aqueles que por diversas razões também acreditam que a museologia está em mudança da mesma forma que o mundo em que vivemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Mayrand - Kerestedjan - Labella, P. (1). APRESENTAÇÃO. Cadernos De Sociomuseologia, 22(22). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/386