Estratégias museológicas participativas: refletindo e atuando em Sociomuseologia

  • Raquel Janeirinho Técnica Superior de Antropologia da Câmara Municipal de Peniche

Resumo

O presente texto baseia-se nas conclusões da dissertação de Mestrado em Museologia que teve como enfoque o trabalho de campo desenvolvido numa freguesia do concelho de Peniche, Portugal, com base num projeto designado ‘Inventário Participativo do Património Cultural de Atouguia da Baleia’ (IP), associado a um polo museológico então em fase de implementação.

Nesse projeto de investigação-ação, diferentes perspetivas de áreas disciplinares distintas contribuíram, com o seu enquadramento teórico e as suas metodologias de ação, para a seleção de estratégias e direcionamento dos trabalhos desenvolvidos no terreno. Reflete-se, neste artigo, sobre a importância do princípio da participação em Sociomuseologia; sobre a ação museológica de inventariação, com destaque para o Inventário Participativo, considerando o necessário reconhecimento e apropriação das referências patrimoniais por parte da comunidade; sobre a premência de uma reflexão dialógica, onde teoria e prática se interligam e consubstanciam; sobre a mais-valia que a interdisciplinaridade tem para a Sociomuseologia; sobre a forma como sequências de métodos participativos contribuem para um maior conhecimento do terreno em causa e para o fortalecimento da ligação museu-comunidade-território; e sobre a educação patrimonial como esteio de cidadania, desenvolvimento e valorização do património cultural.

Palavras-chave: Inventário Participativo, Sociomuseologia, Património Cultural, Memória Coletiva, Desenvolvimento e participação comunitária.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Raquel Janeirinho, Técnica Superior de Antropologia da Câmara Municipal de Peniche
Publicado
2014-06-24
Como Citar
Janeirinho, R. (2014). Estratégias museológicas participativas: refletindo e atuando em Sociomuseologia. Cadernos De Sociomuseologia, 46(2). https://doi.org/10.36572/csm.2013.vol.46.05