A MUDANÇA NA CULTURA - IDENTIDADE, INTERCULTURALIDADE E HIBRTDAÇÃO CULTURAL

  • José Gabriel Pereira Bastos Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Para todos aqueles que, em busca de uma segurança imaginárias, e agarram a grandes frases estabilizadoras, em que avulta a palavra civilização e, sobretudo, «civilização ocidental», ou «euro-americana» e, de algum modo se identificam ou promovem o «orgulho branco», o mundo, na sua história recente, tem-se mostrado muito mais instável e ingrato do que desejariam.

Não que tenham abdicado desse projecto de «americanização» do mundo que eufemisticamente designam de «globalização», atrelando a velha Europa ao comboio americano, ou atirando a «nova Europa» contra a «velha Europa» e continuando a emitir pseudópodes, sob a forma de governos-fantoches que ensaiam controlar as zonas mais rentáveis ou geo-estratégicas do mundo nos diferentes continentes e oceanos.

Não conseguiram, no entanto, entravar alguns processos que agora não conseguem controlar. A descoberta paralisante de que os seus «primitivos» ou «inferiores», internos ou externos, não só não os admiravam como até mesmo os odiavam, pôs fim ao mito fordiano do «melting pot», o qual supostamente tornaria em «americanos» os imigrantes de todo o mundo que acorriam ao novo Eldorado. Como se viu mais tarde, não havia «melting pot» algum, os afro-americanos, os asiáticos e os judeus não eram «assimilados», os conflitos raciais estalaram mais claramente à saída da Segunda Guerra Mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Pereira Bastos, J. G. (1). A MUDANÇA NA CULTURA - IDENTIDADE, INTERCULTURALIDADE E HIBRTDAÇÃO CULTURAL. Cadernos De Sociomuseologia, 28(28). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/514