DOCUMENTOS BÁSICOS DE MUSEOLOGIA: PRINCIPAIS CONCEITOS

  • Judite Primo Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

O conceito de Património cultural ganhou nas últimas cinco décadas, novos e alargados significados, fazendo com que as motivações sociais acerca do património e seus entendimentos fossem se alargando e intensificando, não apenas entre os técnicos e especialistas das diferentes áreas de actuação, mas também a outros sectores da sociedade.

Durante toda a primeira metade do século XX, as acções de preservação e de pertença do património cultural, no que tange às referências arquitectónicas, centravam-se, quase que exclusivamente, na preservação dos edifícios/ monumentos que detivessem significados históricos, de unicidades/ raridades, de antiguidade e sobretudo de urbanidade; no que tange as referências museológicas, a preservação estava voltada para as referências materiais e móveis do património cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Primo, J. (1). DOCUMENTOS BÁSICOS DE MUSEOLOGIA: PRINCIPAIS CONCEITOS. Cadernos De Sociomuseologia, 28(28). Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/517