Atingindo o infinito: combinatória e aleatoriedade na obra de Jesús Soto

  • Mariela B. Hernández

Resumo

Este artigo aborda duas questões centrais no estudo da obra do artista cinético latino-americano Jesús Soto (1923-2005): o uso de métodos combinatórios para gerar novos esquemas de estruturação da imagem, renunciando aos conceitos tradicionais de harmonia e composição, e a incorporação de elementos aleatórios na configuração das obras, com o intuito de multiplicar ad infinitum as possibilidades de performance das mesmas. A análise da produção do artista permitiu reconhecer a repetição, a permutação e a liberdade de ação como ideias fundamentais no processo de configuração formal e conceitual das obras.  Assim, fruidor e obra artística agem como uma unidade cujo dinamismo é apenas uma parcela de um domínio físico mais extenso.


Palavras-chave. Arte latino-americana, arte cinética

Publicado
May 30, 2017
Como citar
HERNÁNDEZ, Mariela B.. Atingindo o infinito: combinatória e aleatoriedade na obra de Jesús Soto. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 9, n. 53, may 2017. ISSN 1646-3714. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/5894>. Acesso em: 28 june 2017.