Participação Comunitária e Identidade Territorial na Gestão de Museus: A Mobilização Museológica Organizacional e Interorganizacional

  • Hilda Barbara Maia Cezário Museu do Traje, São Brás de Alportel, Portugal
  • Eduardo Davel Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Resumo

Este artigo propõe estratégias de gestão para iniciativas museológicas comunitárias com base na participação e na identidade territorial como fatores substantivos a essas iniciativas e mobilizadores da sua dimensão organizacional e interorganizacional. A mobilização museológica organizacional parte do entendimento da organização como processo, que busca interligar as ‘áreas fins’ do museu (ligadas, especificamente, às funções museológicas) às ‘áreas meio’ (ligadas às atividades administrativas e gerenciais), através de estratégias de ação desenvolvidas no âmbito interno do museu, possibilitando uma visão mais completa e gerencial da organização. Já a mobilização museológica interorganizacional refere-se ao potencial de relações externas ao museu, seja através de parcerias ou do trabalho em rede, a partir da cooperação entre organizações, propiciada pelo compartilhamento de uma identidade territorial comum e pela dinâmica participativa. A partir da abordagem qualitativa, da análise documental e dos estudos de diferentes museus, dentro e fora do Brasil, os resultados desta pesquisa (estratégias de gestão), de vocação tecnológica, auxilia líderes comunitários, gestores sociais e empreendedores culturais de comunidades na gestão de museus com base na participação comunitária e na identidade territorial. Consequentemente, torna-se relevante para a formação em museologia e em gestão social, bem como para o norteamento dos poderes públicos em relação ao papel da gestão no desenvolvimento de museus comunitários.


Palavras-chave: Gestão de museus comunitários; organização; interorganizações; participação; identidade territorial.


 

Publicado
Jun 13, 2018
Como citar
MAIA CEZÁRIO, Hilda Barbara; DAVEL, Eduardo. Participação Comunitária e Identidade Territorial na Gestão de Museus: A Mobilização Museológica Organizacional e Interorganizacional. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 55, n. 11, june 2018. ISSN 1646-3714. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/6358>. Acesso em: 15 aug. 2018.

Leia mais artigos do mesmo autor(s)

Obs.: Este plugin requer pelo menos um estatísticas / relatório para ser ativado. Se as estatísticas plugins fornecem mais de uma métrica, em seguida, por favor, selecione uma métrica principal no local página de configurações do administrador e / ou nas páginas de configurações do administrador de revista.