O lugar dos museus e o direito à cidade: um estudo sobre espaço, tempo e trabalho

  • Wagner Miqéias Damasceno Doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Resumo

Este estudo trata da relação entre a localização geográfica dos museus e a visitação. Analiso os obstáculos à visitação dos museus brasileiros por parte da classe trabalhadora e pobre, considerando as assimetrias entre a localização dos museus e a produção e apropriação espacial nas grandes cidades e compreendendo essa relação a partir do conceito do geógrafo David Harvey, de desenvolvimento geográfico desigual. Para tanto, trabalharei numa perspectiva interdisciplinar conjugando elaborações da Sociologia, Museologia e Geografia. Utilizarei dados das pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) sobre cultura, mobilidade urbana, trabalho e tempo livre e, também, da pesquisa Museus em Números, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).


Palavras-chave: Museus, equipamentos culturais, mobilidade urbana, geopolítica, trabalho.

Publicado
Jun 13, 2018
Como citar
DAMASCENO, Wagner Miqéias. O lugar dos museus e o direito à cidade: um estudo sobre espaço, tempo e trabalho. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 55, n. 11, june 2018. ISSN 1646-3714. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/6366>. Acesso em: 15 aug. 2018.

Leia mais artigos do mesmo autor(s)

Obs.: Este plugin requer pelo menos um estatísticas / relatório para ser ativado. Se as estatísticas plugins fornecem mais de uma métrica, em seguida, por favor, selecione uma métrica principal no local página de configurações do administrador e / ou nas páginas de configurações do administrador de revista.