Futebol: o campo das palavras a experiência de um Museu do Futebol em São Paulo, Brasil

  • Leonel Kaz LEONEL KAZ foi curador e diretor do Museu do Futebol, professor de Cultura Brasileira na PUC/RJ e ex-Secretário de Cultura e Esportes do Estado do Rio. Foi coautor e editor de mais de 50 livros sobre arte e história do Brasil.

Resumo

Futebol: o campo das palavras a experiência de um Museu do Futebol em São Paulo, Brasil


 


O artigo apresenta um estudo de caso realizado por um partícipe direto da experiência de gestação e gestão do Museu do Futebol em São Paulo, no Brasil. É também a apresentação das possibilidades existentes na interrelação entre curadoria, museografia e arquitetura ao serviço do processo educativo. O texto principia apontando a importância do futebol no sentimento de pertencimento dos brasileiros, esporte originalmente elitista e que foi apropriado e subvertido pelos setores populares. Avança por apresentar a estruturação desse “museu da palavra” que busca contar a história do século XX brasileiros através da paixão nacional por esse esporte. Passa em revista as diversas salas, características e serviços, desde sua estrutura física ao trabalho educativo, apontando inclusive as possibilidades de interação do projeto arquitetônico com a rua e com o estádio do Pacaembu, um patrimônio histórico.


Palavras-chave: Museu do Futebol; História; Educação; Arquitetura; Curadoria; Museologia.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publicado
Jan 20, 2019
Como citar
KAZ, Leonel. Futebol: o campo das palavras a experiência de um Museu do Futebol em São Paulo, Brasil. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 57, n. 13, p. 29-40, jan. 2019. ISSN 1646-3714. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/6619>. Acesso em: 17 june 2019.