O espaço museológico pautado pelas perspectivas fenomenológicas e interdisciplinares

  • Luciana Pasqualucci Mestre e doutoranda em Educação: Currículo pela PUC-SP, graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado e especialista em Psicopedagogia pela PUC-SP. É Pesquisadora do GEPI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade - PUC/CNPq e desenvolve pesquisas sobre Estética e Fenomenologia desde 1999.

Resumo

O presente texto busca ampliar a compreensão de como o espaço museológico pode colaborar para uma construção interdisciplinar do conhecimento. O trabalho objetiva evidenciar de que modo a interdisciplinaridade pode ser exercitada, bem como se pode justificar atualmente a construção de uma atitude interdisciplinar frente ao conhecimento. As noções da Fenomenologia e da Arte Contemporânea fundamentam a pesquisa. A interdisciplinaridade, ao enfatizar a importância da intersubjetividade e das parcerias, além de evidenciar seus cinco conceitos norteadores (humildade, respeito, coerência, espera e desapego), torna-se uma atitude que pode viabilizar as intencionalidades educativas e institucionais do museu, na tentativa de compartilhar seu patrimônio cultural e artístico junto ao público. A interdisciplinaridade, na condição de categoria de ação, pode concretizar, no espaço museológico, demandas institucionais e projetos educativos calcados numa visão fenomenológica de homem, o que significa compreendê-lo como ser criador, coletivo e questionador. Esse homem, que pergunta pelos sentidos das coisas, ao deparar-se com a produção contemporânea de arte no museu, pode construir conhecimentos articulando suas experiências às diferentes áreas do saber que permeiam as artes plásticas, agregando aos discursos conceituais aspectos da realidade. Ao considerar a realidade, o museu desempenha um importante papel social: gerar motivações e reflexões que continuem para além do espaço museológico. 

Palavras-chave: Educação; interdisciplinaridade; fenomenologia; museus; arte contemporânea

 

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Biografia Autor

Luciana Pasqualucci, Mestre e doutoranda em Educação: Currículo pela PUC-SP, graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado e especialista em Psicopedagogia pela PUC-SP. É Pesquisadora do GEPI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade - PUC/CNPq e desenvolve pesquisas sobre Estética e Fenomenologia desde 1999.
Mestre e doutoranda em Educação: Currículo pela PUC-SP, graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado e especialista em Psicopedagogia pela PUC-SP. É Pesquisadora do GEPI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade - PUC/CNPq e desenvolve pesquisas sobre Estética e Fenomenologia desde 1999. Possui experiência na área de gestão e educação museológica, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos interdisciplinares em museus, arte contemporânea, cursos de formação, ensino e aprendizagem e estratégias de mediação.
Publicado
2016-06-26
Como Citar
Pasqualucci, L. (2016). O espaço museológico pautado pelas perspectivas fenomenológicas e interdisciplinares. Cadernos De Sociomuseologia, 52(8). https://doi.org/10.36572/csm.2016.vol.52.05