A pertinência da documentação do Arquivo Secreto do Vaticano para os estudos históricos relativos à Costa Ocidental de África e Ilhas Atlânticas

  • Arnaldo do Espírito Santo

Resumo

Aqui está sobretudo um acervo de documentos sem o qual não é possível ir ao fundo da história das dioceses. Os conflitos entre os bispos e os respectivos cabidos são uma chaga incurável na vida da Igreja de século para século, seja nos Açores, na Madeira ou em Angola. É impressionante a quantidade de tempo e de papel mal gasto em torno de quezílias internas, verdadeiras Guerras de Alecrim e Manjerona. Constituem, pelo menos, sintomas de que um corpo importante da gestão diocesana não esteve à altura dos novos desafios que se perfilavam no horizonte da política e da sociedade.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publicado
Oct 11, 2013
Como citar
SANTO, Arnaldo do Espírito. A pertinência da documentação do Arquivo Secreto do Vaticano para os estudos históricos relativos à Costa Ocidental de África e Ilhas Atlânticas. Revista Lusófona de Ciência das Religiões, [S.l.], n. 16-17, oct. 2013. ISSN 2183-3737. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cienciareligioes/article/view/3808>. Acesso em: 22 mar. 2019.
Secção
Parte I - Para a história do Arquivo Secreto do Vaticano