Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola?

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

Resumo

O Ensino Religioso no espaço escolar somente pode ser compreendido caso seja percebidona perspectiva pedagógica. O texto é o resultado de uma série de quatro pesquisas sobre o processo histórico da formação deste componente curricular, na análise das legislações estabelecidas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(9394/96 – 9475/97), sobre a identidade do professor de Ensino Religioso e de aspectos da diversidade no currículo. Ultrapassar a compreensão da escola como“lokus” de evangelização é algo necessário no contexto brasileiro de liberdade religiosa.

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Publicado
Nov 7, 2013
Como citar
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola?. Revista Lusófona de Ciência das Religiões, [S.l.], n. 12, nov. 2013. ISSN 2183-3737. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cienciareligioes/article/view/4013>. Acesso em: 22 july 2019.
Secção
Parte II: A Religião na sala de aula um debate sobre o Ensino Religioso para a proposição de uma área de conhecimento