Evolução institucional da presença em Portugal da Sociedade Bíblica – de Agência Britânica a Instituição de Utilidade Pública

  • Luís Aguiar Santos

Resumo

Tendo como limite temporal inferior o ano de 1864, este artigo trata o desenvolvimento da entidade “Sociedade Bíblica” em Portugal desde esse momento, quase fundador, com a sua institucionalização de facto, até aos nossos dias. É equacionado esse momento de nascimento da instituição, abordando o contexto que levou a essa alteração: a consciência de que havia amadurecido em Portugal o clima de liberdades religiosas e, naturalmente, a evidência e propositada intenção de alguns dos actores protestantes britânicos no terreno desenvolverem a missionação.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publicado
Dec 6, 2013
Como citar
SANTOS, Luís Aguiar. Evolução institucional da presença em Portugal da Sociedade Bíblica – de Agência Britânica a Instituição de Utilidade Pública. Revista Lusófona de Ciência das Religiões, [S.l.], n. 7-8, dec. 2013. ISSN 2183-3737. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cienciareligioes/article/view/4138>. Acesso em: 22 mar. 2019.