O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Instruções para Autores


 1. Inicialmente os artigos em formato Word são submetidos na plataforma cumprindo as normas de formatação e de APA. 


2. A submissão na plataforma deve incluir resumos e palavras-chave antes do texto principal, mas sem nome do autor, tanto no inicio do texto como nas referências. É para garantir a revisão duplo-cega. O envio por e-mail deve conter o nome do autor em página separada do resto do texto. Para além disso, o nome do autor deverá constar na designação do ficheiro. Mais concretamente, a página separada deverá conter:



  • O título (a primeira letra de cada palavra deve ser maiúscula) do artigo;

  • O(s) nome(s) do(s) autor(es);

  • O endereço do(s) autor(es). O endereço deve incluir o endereço postal, o do correio electrónico, telefone e nº de fax (se tiver).


3. A plataforma atribuirá um código ao artigo que ficará registado em base especificamente criada para o efeito e, em seguida, remeterá ao membro do Conselho Editorial da área científica em que se enquadra o artigo.


4. O membro do Conselho Editorial após receber o artigo verificará se o mesmo obedece a todas as regras editoriais definidas pela revista em http://revistas.ulusofona.pt/index.php/fluxoseriscos/about


5. Em caso de o artigo não obedecer às regras editoriais, o Membro do Conselho Editorial devolverá o artigo à Direcção Editorial com as recomendações necessárias de alteração para que o artigo possa ser submetido a avaliação. Nesta situação a Direcção devolverá o artigo ao autor para efectuar as necessárias alterações.


6. Em caso de o artigo obedecer às regras editoriais, o Membro do Conselho Editorial irá sugerir ao Editor-gerente 2 referees externos a quem este solicitará a avaliação científica que poderá tomar 3 formas: A) Aceite, sem alterações; B) Aceite com reformulação; c) Não aceite.


7. Cada avaliador devolverá o artigo ao Editor-gerente com a sua avaliação fundamentada. Em caso de avaliar o artigo com B, o referee deverá indicar os aspectos que devem ser sujeitos a reformulação.


8. Se o artigo receber 2 As, o membro do Conselho Editorial informará a Direcção Editorial que o artigo pode ser aceite para publicação.


9. Se o artigo receber 1 A e 1 B, o membro do Conselho Editorial poderá pedir a avaliação a um terceiro referee para desempate. O mesmo acontecerá se houver 1 A e 1 C ou 1 B e 1 C. Obtido o resultado do 3º referee, o membro do Conselho Editorial informará a Direcção sobre a decisão final que deve ter por base os critérios enunciados em 6.


10. A Direcção informará o autor sobre a Decisão tomada pelo Conselho Editorial.


11. As provas dos artigos a publicar serão enviadas via e-mail em formato PDF para os autores. Os autores farão a revisão dos seus artigos e introduzir as correcções que considerarem necessárias, devolvendo-os à Direcção no prazo máximo de 5 dias. Os artigos com as correcções devem ser devolvidos em PDF formato. Alterações do texto, figuras e quadros são inaceitáveis na fase de prova a não ser para correcção de erros.