O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

    Nota: Para maior comodidade utilize o template disponível, que inclui os diferentes estilos a utilizar no documento, clicando aqui.

  • URLs para as referências foram indicadas quando necessário.
  • O texto encontra-se com letra Calibri - corpo 10 pontos, justificado com espaço 1,5 linhas; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos; as referências bibliográficas apresentam-se em letra Calibri - corpo 8 pontos, texto justificado.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Directrizes para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Instruções para Autores

No sentido de garantir a qualidade da Revista Gymnasium, definem-se as seguintes normas para a preparação e apresentação de manuscritos:

1- Os manuscritos devem ser apresentados em português ou espanhol devidamente estruturados, apresentando de forma organizada os capítulos e subcapítulos do texto, indicando os termos ou expressões em itálico, ou a destacar de qualquer outra forma gráfica. Os artigos estão sempre sujeitos a revisão.

2- Para se conseguir o intercâmbio entre a comunidade científica nacional e internacional, os trabalhos devem incluir em português (ou espanhol) e em inglês: o título e um resumo de cada um com o máximo de 200 palavras e a indicação até 5 palavras-chave.

3- Os trabalhos submetidos devem conter dados originais inéditos, teóricos ou experimentais na área das ciências do desporto e não devem exceder as 20 páginas, do modelo C5 (16,2x22,9cm). A parte substancial do trabalho não deverá ter sido publicada em mais nenhum local. Caso tenha sido apresentada publicamente deverá ser feita referência a esse facto. Devem apresentar a seguinte estrutura:

- na primeira página deve ser apresentado o título, o resumo e as palavra-chave na língua original (português ou espanhol);

- na segunda página deve ser apresentado o título, o resumo e as palavra-chave na língua inglesa;

- o artigo propriamente dito será iniciado na terceira página.

4- Os artigos devem ser enviados em suporte digital formatados em Word pela plataforma Open Journal System da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, após efectuado o registo em http://gymnasium.ulusofona.pt/ e seguindo as instruções para a submissão manuscritos. Encontra-se disponível um template (modelo) com os estilos definidos.

5- A utilização de siglas ou abreviaturas, os vocábulos estrangeiros, as citações de textos, as referências bibliográficas, equações e fórmulas, os números, as referências bibliográfica (a incluir na última página de texto), deverão seguir as normas APA (5ª edição).

6- Sempre que se incluam figuras, quadros, esquemas, gráficos ou fotografias destinadas a inserção no texto, estas devem ser colocadas no local exacto no artigo e/ou submetidas no local para o efeito, no site. Se possível, os arquivos gráficos originais deverão ser remetidos em ficheiros separados (documentos suplementares) , preferencialmente em formato JPG (150 dpi). A sua localização e numeração no texto deve seguir as normas APA (5ª edição).

7- Os artigos enviados, ou solicitados, para a Revista Gymnasium serão apreciados pela Direcção e por dois Professores Doutorados como revisores, em blind referee; estes não terão conhecimento do(s) autor(es) do(s) trabalho(s), nem estes últimos dos membros a consultar. Terá sido em conta como critérios iniciais de aceitação: as normas de publicação, a relação da temática abordada com as ciências do desporto e o mérito científico. Após esta análise inicial, se for considerado previamente aceite, o trabalho será avaliado pelos dois referees independentes e sob a forma de análise double blinded. A decisão da publicação é tomada com base nessa informação (podendo ser sugeridas ao(s) autor(es) algumas alterações), tendo ainda em conta as prioridades editoriais.

8- O autor compromete-se a considerar e a rever os textos de acordo com as sugestões apresentadas pelo Conselho Editorial. A Direcção da Revista Gymnasium reserva-se no direito de recusar artigos cujos autores não considerem as modificações sugeridas pelo Conselho Editorial, que apenas apreciará os textos enquadrados nas normas estabelecidas.

9- O(s) autor(es) do artigo publicado tem (têm) direito a 2 (dois) exemplares da Revista Gymnasium em formato papel.

Caso pretenda esclarecer dúvidas queira por favor contactar:

defdl@ulusofona.pt

Revista Gymnasium
Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Campo Grande 376, Edifício L 3º Piso
1749-024 Lisboa