TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO E COESÃO DE GRUPO NO ESTUDO DA ADESÃO AO EXERCÍCIO FÍSICO EM AULAS DE GRUPO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

  • JOAQUIM LUIS DOS SANTOS LAVADO UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS - FACULDADE DE DESPORTO E EDUCAÇÃO FISICA

Resumo

A compreensão dos predictores associados à adesão continuada ao exercício físico pode representar um importante avanço no combate às patologias associadas aos baixos níveis de actividade física e sedentarismo que prevalecem na sociedade. Estes predictores podem ser estudados com a teoria da autodeterminação (TAD) e a coesão de grupo. Esta revisão sistemática da literatura, pretende analisar a literatura científica disponível sobre a TAD e a coesão de grupo no estudo da adesão ao exercício físico em grupo.

Foram pesquisados artigos da PubMed e PsycINFO com nível de evidência científica A ou B que analisaram a adesão às aulas de grupo de exercício físico com a TAD e a coesão de grupo. A pesquisa, automática e manual, foi realizada entre 3 e 31 Dezembro de 2011 com o auxílio de uma tabela com os critérios de selecção.

Após leitura do título e abstract de 730 artigos de estudos potencialmente relevantes, foram seleccionados 10 artigos para leitura integral, sendo incluídos nesta revisão 7 artigos. Nestes estudos, a adesão mais elevada está relacionada com a competência, o divertimento e a motivação intrínseca e, num follow up a 6 meses, com a competência.

É fundamental investigar experimentalmente o efeito do suporte à coesão de grupo, autonomia, competência e relacionamento positivo dos participantes em aulas de grupo em contextos de ginásios e health-clubs.

Publicado
Dec 19, 2014
Como citar
DOS SANTOS LAVADO, JOAQUIM LUIS. TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO E COESÃO DE GRUPO NO ESTUDO DA ADESÃO AO EXERCÍCIO FÍSICO EM AULAS DE GRUPO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Gymnasium - Revista de Educação Física, Desporto e Saúde, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 32-58, dec. 2014. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/gymnasium/article/view/2909>. Acesso em: 21 july 2017.

Palavras-chave

Exercício, aula de grupo, teoria da auto-determinação, coesão de grupo e adesão.