Jogos Olímpicos – uma Perspetiva Histórica: As Grandes Linhas Ideológicas de Orientação Estratégica do COI.

  • Alcides Vieira Costa Universidade Lusíada de Lisboa
  • Gustavo Pires Universidade Técnica de Lisboa
  • Alberto Reppold Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente estudo apresenta os resultados de uma análise de conteúdo documental de cunho qualitativo na perspetiva sócio-histórica. O objetivo foi identificar quais foram as grandes linhas ideológicas de orientação estratégica do Comité Olímpico Internacional (COI) no período que decorreu entre os Jogos Olímpicos (JO) de Atenas (1896) e os de Pequim (2008). Os documentos analisados foram as Atas das Sessões do COI realizadas entre 1894 e 2008. A investigação teve como resultado a identificação de quatro grandes linhas ideológicas de orientação estratégica: 1) o amadorismo / profissionalismo; 2) o comercialismo; 3) o desenvolvimento humano; e 4) a política. Os resultados indicam que o amadorismo no desporto tinha que ser abandonado e o profissionalismo assumido como uma adequada estratégia de desenvolvimento. O comercialismo deveria ser assumido como um instrumento de gestão para obter receitas para o desenvolvimento do desporto. O desenvolvimento humano ser considerado como uma linha ideológica que permeou adequadamente a história do COI. As questões políticas, assumidas como de vital importância para projetar o COI rumo a um futuro melhor. Por fim, concluímos que o Olimpismo deve ser considerado como um catalisador de mudanças e de grandes transformações sociais ao serviço do desenvolvimento humano através da estratégia político-ideológica do soft power.

Publicado
Dec 19, 2014
Como citar
COSTA, Alcides Vieira; PIRES, Gustavo; REPPOLD FILHO, Alberto. Jogos Olímpicos – uma Perspetiva Histórica: As Grandes Linhas Ideológicas de Orientação Estratégica do COI.. Gymnasium - Revista de Educação Física, Desporto e Saúde, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 12-31, dec. 2014. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/gymnasium/article/view/3121>. Acesso em: 27 may 2017.

Palavras-chave

política, comercialismo, profissionalismo, gigantismo, desenvolvimento humano.