Autenticidade e Inovação: factores de renovação dos destinos turísticos maduros

  • Licínio Cunha Universidade Lusófona

Resumo

Resumo: Os destinos turísticos maduros caracterizam-se pelaredução da sua capacidade para garantir satisfação aosconsumidores, declínio das taxas de crescimento dos fluxos turísticos,degradação da imagem e perda de competitividade.Nesta fase necessitam de proceder à sua renovação ourejuvenescimento através de novos factores de competitividade.Entre eles incluem-se a autenticidade transformada, em factor deatracção (push-factor), e a inovação.Neste trabalho identificam-se as várias correntes relativas à análiseda autenticidade e as categorias de inovação no processo derenovação dos destinos, concluindo que ambas fazem parte de umprocesso contínuo que deve constituir uma centralidade das políticasturísticas.Palavras-chave: Destinos; Autenticidade; Inovação; Renovação.Abstract: The mature touristic destinations are characterized byreduction of its capacity to grant satisfaction to the consumers, bythe reduction of the growth of the touristic flows, by the degradationof its image and lost of competitivity.In this stage they need to adopt rejuvenation and restructingstrategies through new competitive factors. Between them we mayinclude authenticity as a push-factor and the innovation.In this paper we identify the different concepts of the analysis ofauthenticity and the innovation categories used in the process ofdestinations renovation and we conclude that both must be part of acontinuous process and driving forces embedded in the touristicpolicies.Key-words: Destinations; Authenticity; Innovation; Rejuvenation.

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Publicado
Mar 6, 2012
Como citar
CUNHA, Licínio. Autenticidade e Inovação: factores de renovação dos destinos turísticos maduros. Cogitur, Journal of Tourism Studies, [S.l.], v. 4, n. 4, mar. 2012. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/jts/article/view/2690>. Acesso em: 18 apr. 2019.
Secção
Artigos Científicos