Estatuto Científico do Turismo no Ensino Superior Português

  • Manuel Salgado Universidade Lusófona

Resumo

Resumo: O debate proposto parece ser oportuno no âmbito dosobjectivos do Seminário Epistemologia do Turismo. O artigo aportaalegações relevantes sobre a natureza científica e académica doTurismo. Neste âmbito, o enquadramento teórico discute o seu actualestatuto científico e a maturidade como disciplina. A investigaçãosistematiza os dados a partir do estudo aplicado à realidade do ensinosuperior português, com o intuito de demonstrar a importância destaárea após a implementação das mudanças curriculares e educativasdo Processo de Bolonha. Na sequência desta análise podemosconcluir que o Turismo tem sido reconhecido paulatinamente comoCiência e Disciplina, nomeadamente em Portugal.Palavras-chave: Turismologia; Disciplina do Turismo; Ensino Superior.Abstract: The suggested debate seems to be opportune concerningthe objectives of the Seminar Tourism Epistemology. This articlepresents relevant assertions about the scientific and academic natureof Tourism. In this way, the theoretical framework analyses itspresent scientific status and maturity as a subject. The investigationsystematizes the data from the study, applied to the reality of thePortuguese higher education, with the purpose to demonstrate theimportance of this area after the implementation of the curricular andeducational changes of the Bologna Process. In the sequence of thisanalysis, we can conclude that Tourism has been graduallyrecognized both as a Science and a Subject, namely in Portugal.Key-words: Tourismology, Tourism discipline; Higher Education.

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Publicado
Mar 6, 2012
Como citar
SALGADO, Manuel. Estatuto Científico do Turismo no Ensino Superior Português. Cogitur, Journal of Tourism Studies, [S.l.], v. 4, n. 4, mar. 2012. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/jts/article/view/2695>. Acesso em: 22 apr. 2019.
Secção
Artigos Científicos