Gestão de um Restaurante em Épocas de Crise

  • José Ribeiro Universidade Lusófona

Resumo

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo,contribuir para melhorar a forma comoum Estabelecimento de Restauração e Bebidas(ERB) deve ser gerido em tempos de crise.O termo “Crise”, independentemente do contextoem que é empregue, tem sempre umaconotação negativa e consequências para quema padece.No mundo empresarial, uma crise, é a soma decircunstâncias que configuram um cenário e umambiente desfavorável para atingir os objetivosempresariais desejados.Uma crise é, portanto, uma situação que favorecegeralmente uma redução tanto das vendascomo da rentabilidade do negócio, contrariamenteà vontade e ao previsto pelo gestor/empresário.No entanto, seria “inocente “pensarque as épocas de bonança são eternas e queas crises são algo estranho e raro, porque nãoé assim.A atual conjuntura económica desfavorável, deveráser combatida através do desenvolvimentoe aplicação de estratégias que visem entreoutras, a qualidade de serviço e valorização doproduto, e não somente mediante reduções nospreços de venda.A atividade da restauração, é extremamentecompetitiva e muito se tem falado em propiciarexperiências, como estratégia de diferenciaçãoque visem a sua dinamização e melhoria dos serviços prestados.Como metodologia para o desenvolvimento deste pertinentetema, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, quepara além da vasta experiência (mais de trinta anos) do investigador,em grupos de restauração de referência, pretendeu-seencontrar outras fontes de suporte ao seu desenvolvimento.No desenvolvimento do tema, serão apresentadas algumasestratégias/sugestões, que a serem levadas a cabo, poderãoajudar a melhorar o progresso desta atividade.


Abstract

The main goal of this essay is a way to improve the managementof an F&B establishment, during a time of crisis.The term “crisis”, independently of the context which is used,has always negative semantic and consequences for those whoexperience it.In the business world, a crisis is a sum of consequences whichlead to a non favorable scenario to achieve the desired targets.Therefore, “crisis” is a situation which, usually, favors the salesand business yield reduction, results that are not expected bythe manager/business man. However, thinking that wealth iseternal and crisis is rare, that’s being naïve.The current poor conjuncture must be fought with the developmentand usage of strategies which aim to the quality ofservice and product’s value, and not only price reduction.The Food and Beverage activity is extremely competitive, andmuch has been said about providing experiences as a strategyof differentiation to achieve the improvement of provided services.The methodology to develop this pertinent matter, is based ona documental and bibliographic research, having in mind thevast knowledge in groups of restoring reference (over thirtyyears), OuvirLer foneticamente of the researcher, it is pretendedto find other sources of support for its development.During this presentation, there will be presented some strategiesand suggestions, which if applied could be valuable toimprove the development of this activity.Palavras-ChaveCrise de Consumo; Gestão Qualitativa; Fidelização de Clientes;RentabilidadeKeywordsConsumption Crisis; Management Qualitative; Customer Loyalty;Profitability

Publicado
May 13, 2014
Como citar
RIBEIRO, José. Gestão de um Restaurante em Épocas de Crise. Cogitur, Journal of Tourism Studies, [S.l.], n. 5, may 2014. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/jts/article/view/4422>. Acesso em: 27 may 2017.
Secção
Artigos Científicos