ANÁLISE DO CLUSTER DO CALÇADO EM PORTUGAL: COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO

  • Eduardo Moraes Sarmento Departamento de Economia e Gestão, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Sandra Loureiro
  • Rodrigo Santo

Resumo

Este artigo pretende analisar uma das áreas de actividade económica mais competitivas de Portugal: o cluster do calçado.


Embora ao longo dos últimos anos a economia portuguesa tenha sido afectada por diversas perturbações económicas, a indústria do calçado conseguiu manter-se como uma actividade competitiva e resiliente que apostou na inovação e no aprimoramento de processos e política de comunicação eficaz como estratégia principal de sobrevivência num mercado caracterizado pela enorme competitividade e exigência. Neste contexto, este artigo tem como principal objectivo analisar criticamente a evolução deste sector e verificar os principais desafios.


Em termos metodológicos, foram feitas duas entrevistas em profundidade aos responsáveis pelo APUCCAPS além de uma análise qualitativa com base nos documentos disponíveis. Verificou-se que o cluster do calçado se depara com desafios significativos, mas independentemente desse facto, tem-se modernizado e adaptado a novas conjunturas com bastante sucesso.

Publicado
Jun 5, 2017
Como citar
SARMENTO, Eduardo Moraes; LOUREIRO, Sandra; SANTO, Rodrigo. ANÁLISE DO CLUSTER DO CALÇADO EM PORTUGAL: COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO. Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações, [S.l.], n. 5, p. 47-79, june 2017. ISSN 2183-5845. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/r-lego/article/view/5898>. Acesso em: 21 july 2017.
Edição
Secção
Artigos