Inovação e Crescimento Económico: Portugal (2000-2013)

  • Cátia Rosário
  • António Costa

Resumo

O crescimento económico de um país depende de inúmeros fatores, sendo um deles a inovação, que se centra essencialmente na criação e exploração de novas ideias e posteriormente na sua aplicação prática. Desta forma deve ser analisada do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico e, para tal, o número de investigadores, o investimento em investigação e o tipo de investigação (básica ou aplicada) são essenciais para a sua compreensão.
Com o fim de efetuar esta análise, determinando a importância da inovação para o crescimento económico de Portugal, no período 2000 - 2013, foram efetuados dois modelos de regressão linear múltipla. Tendo-se concluído que quanto maior a percentagem de investigadores nas empresas ou então a criação de sinergias entre a investigação feita nas empresas e universidades, então o crescimento económico será favorecido. De igual modo, a inovação tecnológica é o reflexo da investigação feita por cientistas e engenheiros e consequentemente contribui de forma mais acentuada que a investigação feita noutras áreas, como por exemplo em ciências sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-02-07
Como Citar
Rosário, C., & Costa, A. (2018). Inovação e Crescimento Económico: Portugal (2000-2013). Revista Lusófona De Economia E Gestão Das Organizações, (6), 9-25. https://doi.org/10.60543/r-lego.v0i6.6244
Edição
Secção
Artigos