COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES E A EVOLUÇÃO DO MERCADO DE COMBUSTÍVEIS EM PORTUGAL E OS COMBUSTÍVEIS SIMPLES

  • Felipa Lopes dos Reis Departamento de Economia e Gestão, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Jorge Fernando Pereira Valente

Resumo

Este estudo pretende averiguar como é que as pessoas reagiram perante a introdução
de novos produtos neste setor, designados de combustíveis não aditivados ou combustíveis
simples.
Foi efetuado um levantamento de leis que exercem influência neste setor e que foram
consideradas relevantes para o estudo, acompanhando uma revisão teórica centrada nos processos de compra dos consumidores e nos fatores que influenciam estas escolhas.
Realizou-se também um questionário aplicado a consumidores de combustíveis, obtendo-se uma amostra de 327 consumidores, com o objetivo de conhecer as opiniões das pessoas acerca deste mercado e seus produtos.
Com esta informação os intervenientes podem realizar campanhas de sensibilização mais específicas e eficazes. Assim, os consumidores passariam a disponibilizar de mais e melhor informação quando adquirissem estes produtos.

Publicado
Sep 18, 2018
Como citar
REIS, Felipa Lopes dos; VALENTE, Jorge Fernando Pereira. COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES E A EVOLUÇÃO DO MERCADO DE COMBUSTÍVEIS EM PORTUGAL E OS COMBUSTÍVEIS SIMPLES. Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 9-31, sep. 2018. ISSN 2183-5845. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/r-lego/article/view/6454>. Acesso em: 13 nov. 2018.
Secção
Artigos