THE INFLUENCE OF RENEWABLE ENERGY IN SMART CITIES. THE EUROPEN PERSPETIVE FOR NEW BUSINESS

  • Ana Pego FCSH - UNL

Resumo

Uma das questões do H2020 é a sustentabilidade das cidades e a pertinência da implementação da economia verde. A funcionalidade das cidades e a mais-valia económica associada a uma valorização dos recursos é considerado um dos vetores de sustentabilidade nas empresas e nos indivíduos. É fundamental definir prioridades de implementação dos vetores de desenvolvimento das cidades com base na perspetiva “verde” de desenvolvimento, quer isto dizer, o aumento do desempenho energético, mobilidade, biodiversidade e utilização da terra, melhor qualidade do ar e ambiente acústico, economia verde, gestão de resíduos sólidos. Nesta perspetiva, constituí objeto de estudo a apresentação da influência das energias renováveis da consecução do objetivo economia verde nas cidades e a implementação de um modelo de negócio “verde”.
Este estudo baseou-se na informação exploratória das “smart cities” da Comissão Europeia, onde a utilização das energias renováveis na cidade são fatores de sucesso.
Os resultados demonstraram que existe uma relação positiva entre a utilização das energias renováveis e o desenvolvimento de negócios associados a bens e serviços nas cidades, tornando-as mais sustentáveis e e amigas do ambiente.
Palavras - Chave: Cidades Sustentáveis, economia verde, energia renovável, sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-09-18
Como Citar
Pego, A. (2018). THE INFLUENCE OF RENEWABLE ENERGY IN SMART CITIES. THE EUROPEN PERSPETIVE FOR NEW BUSINESS. Revista Lusófona De Economia E Gestão Das Organizações, 1(7), 63-70. https://doi.org/10.60543/r-lego.v1i7.6456
Secção
Artigos