PATRIMÓNIO, POLÍTICA CULTURAL E GLOBALIZAÇÃO EM CONTEXTO MUSEAL

  • Judite Primo Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Resumo: O presente texto pretende avaliar em que medida uma política cultural comprometida com o seu contexto histórico e social pode inserir em suas acções a problemática da cultura, local e global e do património como suporte para diferentes modelos de políticas setoriais. Discute acerca da trama de relações que interligam a política e o território com as problemáticas contemporâneas da cultura, do património e da museologia. Neste contexto a cultura se transforma num instrumento de desenvolvimento territorial e as despesas públicas culturais passam a ser entendidas como um investimento e o património como recurso para a revitalização económica e social.


Abstract:
The present text pretend to assess how a cultural politic, compromised at the social and historical context, could use global and local heritage problematic as support of different sectorial policies models. Discuss about the relations that interlink the politic and territory with the culture, heritage and museology contemporary problematic. At this context the culture is transformed at a territorial development tool, the cultural public expenses understudied as investment and heritage as an economic and social resource.

Como citar
PRIMO, Judite. PATRIMÓNIO, POLÍTICA CULTURAL E GLOBALIZAÇÃO EM CONTEXTO MUSEAL. Revista Lusófona de Humanidades e Tecnologias, [S.l.], n. 12, nov. 2009. ISSN 1646-4028. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rhumanidades/article/view/989>. Acesso em: 22 sep. 2017.
Secção
Estudos e Ensaios