Financiar o ensino superior público com base nos resultados: algumas lições para Portugal

  • Maria João Cruz Universidade do Algarve

Resumo

O ensino superior português encontra-se numa encruzilhada. Por um lado, é chamado a contribuir para o desenvolvimento económico do país, quer através da formação de mais quadros, quer através da prática de uma investigação de excelência. Por outro lado, dados os compromissos orçamentais, o financiamento que agora é dirigido às universidades é muito limitado. É neste contexto que o atual modelo de financiamento do ensino superior português está a ser repensado. São vários os países da OCDE onde o financiamento tem por base um leque de indicadores de desempenho. Este artigo pretende contribuir para o debate nacional, discutindo a heterogeneidade dos modelos existentes, a partir dos quais se retiram algumas lições para Portugal.


Palavras-chave:  financiamento com base nos resultados; ensino superior; Portugal.

Publicado
Jun 1, 2017
Como citar
CRUZ, Maria João. Financiar o ensino superior público com base nos resultados: algumas lições para Portugal. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 35, n. 35, june 2017. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5913>. Acesso em: 21 july 2017.