A investigação sobre manuais escolares e materiais curriculares

  • Jesús Rodríguez Rodríguez Universidad de Santiago de Compostela
  • Denébola Álvarez Seoane Universidad de Santiago de Compostela

Resumo

 


Este trabalho apresenta uma classificação das diferentes perspetivas e linhas de pesquisa que foram analisadas e desenvolvidas nos últimos anos sobre materiais didáticos. Essas perspetivas foram as seguintes: (i) papel e influência dos manuais escolares e dos materiais curriculares nas práticas de aula; (ii) discurso ideológico subjacente aos materiais; (iii) análise dos aspetos formais nos manuuais escolares e noutros materiais curriculares; (iv) impacto das políticas e processos de reforma educacional sobre as características desses materiais; (v) função e estudo desses materiais nas diferentes áreas do currículo e nas didáticas específicas; (vi) análise do manual escolar e de outros materiais como discurso curricular e de profissionalização docente; (vii) processos de comercialização dos manuais escolares e programas de gratuidade; (viii) diretrizes para avaliação e análise de manuais escolares; e (ix) investigação sobre a elaboração de materiais pedagógicos alternativos. Neste estudo, apresentamos algumas investigações que nos parecem interessantes vir a desenvolver sobre manuais escolaires nos próximos anos.


 


Palavras-chave: manuais escolares; materiais didácticos; tecnología educativa.

Publicado
Aug 20, 2017
Como citar
RODRÍGUEZ, Jesús Rodríguez; ÁLVAREZ SEOANE, Denébola. A investigação sobre manuais escolares e materiais curriculares. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 36, n. 36, aug. 2017. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5987>. Acesso em: 26 sep. 2017.