Gnoses e Fazeres Interdisciplinares do/no Campo: a integralização de conhecimentos e práticas docentes na formação de professores da Educação do Campo

  • Adriana dos Santos Prado Sadoyama Universidade Federal de Goiás
  • Eduardo Santos Andrade Universidade Federal de Goiás
  • Maristela Vicente de Paula Universidade Federal de Goiás
  • Neila Maria Mendes Borges Universidade Federal de Goiás
  • Vagner Rosalem Universidade Federal de Goiás
  • Geraldo Sadoyama Universidade Federal de Goiás

Resumo

 


A proposta de integralização dos conhecimentos e práticas docentes em uma formação interdisciplinar a professores do Campo através do saber e fazer docente tem sido um grande desafio. Nesse sentido, avaliar e analisar o conteúdo das respostas dadas dos futuros professores no que tange a uma formação integradora dos conhecimentos é o escopo principal deste artigo. Como instrumento de coleta, um questionário foi elaborado com base na perspectiva qualitativa, considerando-se os seguintes fatores: a) percepção na formação em relação a condição de se tornarem sujeitos ativos do saber e fazer docente interdisciplinar de forma significativa e (b) sentimento de inserção e pertencimento como parte do projeto de formação integrando saberes e fazeres docentes nas áreas de conhecimento propostos pelo curso. O percurso metodológico baseou-se em uma análise de conteúdo dos dados levantados a partir da aplicação do instrumento supracitado. Os resultados apontam que os futuros docentes não entendem a proposta integradora de abordagem interdisciplinar dos conhecimentos e não se sentem parte do processo e desenvolvimento de saberes e fazeres docentes na perspectiva de integração do conhecimento.


Palavras-chave: formação de professores; educação do campo; saberes e fazeres docentes interdisciplinares.

Publicado
Aug 20, 2017
Como citar
SADOYAMA, Adriana dos Santos Prado et al. Gnoses e Fazeres Interdisciplinares do/no Campo: a integralização de conhecimentos e práticas docentes na formação de professores da Educação do Campo. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 36, n. 36, aug. 2017. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5993>. Acesso em: 24 nov. 2017.