Significados das avaliações do ensino pelos estudantes: um estudo qualitativo na educação superior brasileira

  • Maria Beatriz Bettencourt Fundação CESGRANRIO, Rio de Janeiro
  • Maria de Lourdes Sá Earp Fundação CESGRANRIO, Rio de Janeiro

Resumo

 


Este artigo apresenta resultados parciais de um estudo realizado em dez instituições de ensino superior (IES) sobre as avaliações do ensino feitas pelos estudantes (AEE), no âmbito do processo de auto-avaliação institucional prescrito pelo Sistema de Avaliação do Ensino Superior no Brasil. O presente estudo faz parte de uma pesquisa sobre os significados e efeitos das avaliações do ponto de vista dos estudantes. A metodologia utilizada é qualitativa e faz uso de entrevistas a estudantes que já tenham preenchido o questionário de avaliação institucional. A pesquisa revelou alguns fatores que influenciam as respostas dos estudantes: por um lado, a falta de confiança na confidencialidade das respostas e, por outro, uma crença positiva nos resultados de suas avaliações, ainda que seja reduzida a divulgação dos resultados e a participação dos estudantes ao longo do processo. Por fim, são feitas recomendações no sentido da institucionalização de uma cultura de avaliação formativa nas IES brasileiras.


Palavras-chave: abordagem qualitativa; avaliação institucional; avaliação pelos estudantes; ensino superior.

Publicado
Aug 20, 2017
Como citar
BETTENCOURT, Maria Beatriz; EARP, Maria de Lourdes Sá. Significados das avaliações do ensino pelos estudantes: um estudo qualitativo na educação superior brasileira. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 36, n. 36, aug. 2017. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5995>. Acesso em: 24 nov. 2017.