Serviços educativos em bibliotecas públicas

  • Maria Otília Pereira Lage Universidade do Minho
  • Carla Bandeira Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

As Bibliotecas Públicas Portuguesas configuram-se hoje como serviços democráticos culturais e educativos, direcionados aos interesses e necessidades dos seus públicos diversificados que procuram atrair e fidelizar proativamente através de estratégias e técnicas de comunicação, motivação, formação e educação integrando as novas tecnologias de informação. Neste enquadramento têm um papel fulcral os Serviços Educativos que funcionam como mediadores entre a biblioteca e os seus utilizadores. Esta importante valência de educação não formal das bibliotecas agrega um conjunto multifacetado de ações de largo espectro: promoção da leitura e da compreensão leitora, desenvolvimento das literacias, projetos de formação ao longo da vida, atividades de caráter lúdico e pedagógico particularmente direcionadas a crianças e jovens, para além de outras iniciativas integradas e/ou segmentadas, mas sempre programadas e planificadas em função dos públicos-alvo. O presente artigo desenvolve a temática enunciada, e nesse contexto, centra-se na descrição, avaliação e análise do panorama nacional atual dos Serviços educativos nas Bibliotecas Públicas Portuguesas.


Palavras-chave: bibliotecas públicas; serviços educativos; rede de leitura pública; rede nacional de bibliotecas públicas.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publicado
Jan 31, 2018
Como citar
LAGE, Maria Otília Pereira; BANDEIRA, Carla. Serviços educativos em bibliotecas públicas. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 37, n. 37, jan. 2018. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6230>. Acesso em: 27 may 2018.