Desafios da Educação Especial infantil em Angola

  • Teresa Almeida Patatas Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Isabel Rodrigues Sanches Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever, para compreender, a realidade da Educação Especial em Angola, especificando o caso do Namibe. Para o seu cumprimento foi feita uma pesquisa bibliográfica que, devido à escassez de fontes, foi complementada com pesquisa e análise documentais. Foi, ainda, realizada uma entrevista semiestruturada à diretora pedagógica da Escola Especial do Namibe. A informação recolhida nos documentos disponibilizados, bem como na entrevista, foi sujeita a uma análise de conteúdo, tendo sido agregada em unidades temáticas, o que nos permitiu dar uma panorâmica sobre o atendimento às crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE), em Angola e mais especificamente em Namibe. Verifica-se uma vontade de vencer este desafio, por parte dos profissionais e, também, das políticas, embora ainda haja um longo caminho a percorrer.


Palavras-chave: educação especial; necessidades educativas especiais; Angola; Namibe.

Publicado
Mar 3, 2018
Como citar
PATATAS, Teresa Almeida; SANCHES, Isabel Rodrigues. Desafios da Educação Especial infantil em Angola. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 38, n. 38, mar. 2018. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6260>. Acesso em: 17 aug. 2018.