Gamethinking: a roadmap to a Design Thinking-based model for Game Development education

Resumo

O mindset, comportamento e postura de alunos de licenciatura em desenvolvimento de videojogos integrados em sistemas de aprendizagem baseados em projecto têm-se revelado uma barreira à criatividade das suas propostas de projects, mais especificamente no que diz respeito a processos criativos. Ao passo que a utilização sistemática do Design Thinking (DT) ao longo do currículo escolar certamente melhoraria a situação. Uma abordagem diferente é claramente necessária, muito provavelmente uma que combine DT com gamificação, e que faça uma utilização apropriada da aprendizagem baseada em projeto (PBL) com os métodos ágeis. De forma a refinar e clarificar a nossa contribuição na conjunção destas perspetivas, conduzimos uma revisão da literatura inicial que validou os nossos objetivos. Complementarmente, também definimos um roadmap para transformar tais intenções em acções práticas para a criação de um novo modelo de desenvolvimento de videojogos baseado nos princípios do DT. Toda a definição é baseada na metodologia IDEAS(R)EVOLUTION, a qual provê uma estrutura para toda a investigação no longo prazo.


Palavras-chave: design Thinking; aprendizagem baseada em projeto; agile; gamificação

Publicado
Aug 27, 2018
Como citar
FERNANDES, Farley et al. Gamethinking: a roadmap to a Design Thinking-based model for Game Development education. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 40, n. 40, aug. 2018. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6434>. Acesso em: 13 nov. 2018.