Unmanned: dimensão cívica e política de um videojogo

Resumo

O estudo dos videojogos sérios tem vindo a crescer nas últimas décadas, apontando para o potencial dos videojogos como meios digitais importantes para a aprendizagem da cidadania e da participação cívica e política. Este artigo apresenta o estudo de caso de um ciclo de experimentação e de reflexão sobre o videojogo sério “Unmanned”, no contexto de três oficinas sobre o uso educativo de videojogos no ensino superior, que decorreram nos meses de Maio e Junho de 2017. Apresentam-se os resultados de uma análise temática, desenvolvida a partir de um conjunto de categorias relativas à compreensão da dimensão cívica e política em videojogos. Os resultados reforçam o potencial deste videojogo para a aprendizagem da cidadania e participação cívica e política, e dos jogos sérios como estratégia para aprender e educar, de forma crítica e transformativa.


Palavras-chave: videojogos sérios; cidadania; dimensão cívica; dimensão política.

Publicado
Sep 17, 2018
Como citar
SALDANHA, Lucinda; PINTO, Marta; FERREIRA, Pedro D.. Unmanned: dimensão cívica e política de um videojogo. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 40, n. 40, sep. 2018. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6450>. Acesso em: 13 nov. 2018.