Gnoses e Fazeres Interdisciplinares do/no Campo: a integralização de conhecimentos e práticas docentes na formação de professores da Educação do Campo

  • Adriana dos Santos Prado Sadoyama Universidade Federal de Goiás
  • Eduardo Santos Andrade Universidade Federal de Goiás
  • Maristela Vicente de Paula Universidade Federal de Goiás
  • Neila Maria Mendes Borges Universidade Federal de Goiás
  • Vagner Rosalem Universidade Federal de Goiás
  • Geraldo Sadoyama Universidade Federal de Goiás

Resumo

 

A proposta de integralização dos conhecimentos e práticas docentes em uma formação interdisciplinar a professores do Campo através do saber e fazer docente tem sido um grande desafio. Nesse sentido, avaliar e analisar o conteúdo das respostas dadas dos futuros professores no que tange a uma formação integradora dos conhecimentos é o escopo principal deste artigo. Como instrumento de coleta, um questionário foi elaborado com base na perspectiva qualitativa, considerando-se os seguintes fatores: a) percepção na formação em relação a condição de se tornarem sujeitos ativos do saber e fazer docente interdisciplinar de forma significativa e (b) sentimento de inserção e pertencimento como parte do projeto de formação integrando saberes e fazeres docentes nas áreas de conhecimento propostos pelo curso. O percurso metodológico baseou-se em uma análise de conteúdo dos dados levantados a partir da aplicação do instrumento supracitado. Os resultados apontam que os futuros docentes não entendem a proposta integradora de abordagem interdisciplinar dos conhecimentos e não se sentem parte do processo e desenvolvimento de saberes e fazeres docentes na perspectiva de integração do conhecimento.

Palavras-chave: formação de professores; educação do campo; saberes e fazeres docentes interdisciplinares.

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Publicado
2017-08-20