CALL FOR PAPERS - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSIONALIDADE DOCENTE. CURRÍCULO, PERTINÊNCIA E EXPERIÊNCIAS

2019-04-08

Editores convidados: Olga Cecilia Díaz Flórez (UPN Colômbia) e Alejandra Montane Lopez (Universidade de Barcelona – Espanha)

Cada artigo para o dossier temático deverá ser enviado para: monograficoTOINN@gmail.com

Introdução

O interesse pela profissão docente e pela formação de professores tem sido objeto de múltiplas abordagens tanto académicas como políticas, especialmente nas últimas décadas, atendendo ao lugar estratégico que o professor ocupa na melhoria da educação e, mais recentemente, devido ao papel que se atribui à qualidade dos professores nas aprendizagem e, consequentemente, no crescimento e competitividade de um país. Neste sentido, nos diferentes países da América Latina e da Europa, têm sido impulsionados processos de reformas sobre o papel do professor, com distintos objectivos, a maioria deles centrados em parâmetros mais exigentes (que inclui recrutamento, formação inicial e contínua, processos de avaliação, retenção e promoção, remuneração, mérito, sistemas de recompensa e accontability para melhorar o desempenho), através dos quais se aspira a estar em sintonia com os sistemas de ensino mais eficazes no mundo. Além disso, nas instituições e programas de formação, desenham-se e desenvolvem-se experiências através das quais se procura dar resposta aos horizontes de cada instituição de modo a reforçar e qualificar a profissão docente.

Com este call for papers pretende-se chamar a atenção para o que significou e significará a profissão docente a nível institucional, nacional e internacional. Assim, interessa proceder à análise da formação de professores mediante múltiplas perspectivas e possibilidades de estudo, compreensão e investigação: políticas educativas, modelos de formação, análise de currículo, estudos comparados, experiências de qualificação da formação e processos de inovação, entre outros.

Quais são as percepções que se têm hoje do professor? Como se pensam as políticas e os programas de formação? Como se aborda a questão das disciplinas e dos saberes pedagógicos nestes processos? Que papel é dado à pedagogia e à didática na formação inicial? Como se pensa a relação com a investigação e quais as implicações que tem na formação? Qual o lugar e o papel dado às práticas docentes? Que diferenciações e relações existem nos diferentes tipos de escolas superiores de formação de professores? O que se espera e quais são as contribuições da formação pós-graduada? Quais são as premissas e práticas do acompanhamento a professores - que iniciaram a carreira recentemente - nos diversos países da Europa e da América Latina? Que balanço se faz destas experiências? Como se aprende a ser docente? Pretendemos que estas e outras questões sejam trabalhadas no âmbito desta chamada de artigos.

Objetivos do dossier

O objectivo central deste dossier é atualizar e manter vigente a análise das políticas, o debate e a investigação sobre as experiências de reforço da profissão docente, bem como as possibilidades de qualificação da formação de professores, nas suas várias modalidades, níveis e áreas de formação: inicial, profissional, contínua, pós-graduada, ou "em exercício", bem como as práticas de formação não-institucionalizadas. Neste sentido, a chamada de artigos procura contribuir para (re)pensar uma temática tão importante para os nossos sistemas educativos e recolher balanços das elaborações e estudos mais recentes na América Latina e na Europa.

Eixos temáticos

Políticas educativas e de formação   

  • Análise de políticas e debates académicos nacionais e internacionais sobre a profissão docente e a formação de professores.

Formação de professores

  • Investigações sobre a formação inicial e contínua de professores.
  • Caracterização e análise dos modelos e tendências da formação de professores.
  • Análise de experiências sobre a qualificação ou a renovação da formação de professores.

Currículo e corpo docente

  • Estudos sobre a pertinência curricular.
  • Estudos nacionais e internacionais sobre currículo na formação docente.

Aprender a ser docente

  • Investigações sobre a profissão e a identidade docente.
  • Experiências de como se aprende a ser docente: para além da formação inicial e contínua.
  • Reconhecimento social da profissão docente.

O futuro da profissão docente 

  • Propostas de futuro para a profissão docente.
  • O papel do docente em contextos complexos e o seu impacto.
Idiomas

Português, francês, espanhol e inglês

DEADLINES
  • Datas de submissão – Até 20 de Julho de 2019
  • Datas de avaliação – Até 15 de Setembro de 2019
  • Datas de publicação – Dezembro de 2019

O/s autore/s deverão apresentar uma proposta entre um mínimo de 30 000 e um máximo de 40 000 carateres (com espaços), incluindo resumos nos 4 idiomas (Português, Inglês, Espanhol e Francês), gráficos, quadros, imagens, notas de fim de texto e referências bibliográficas. Estas não devem exceder 25.

Todos os trabalhos serão submetidos à apreciação da Comissão Editorial da revista e sujeitos a “revisão cega”, no entanto, os organizadores reservam-se o direito de tomar as decisões finais quanto à publicação.

Ler as regras de submissão em:

http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/about/submissions

Cada artigo do dossiê temático deverá ser enviado para:

monograficoTOINN@gmail.com

Dos artigos submetidos serão seleccionadas para o dossier 7 artigos.