Desafios da Educação Especial infantil em Angola

  • Teresa Almeida Patatas Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Isabel Rodrigues Sanches Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever, para compreender, a realidade da Educação Especial em Angola, especificando o caso do Namibe. Para o seu cumprimento foi feita uma pesquisa bibliográfica que, devido à escassez de fontes, foi complementada com pesquisa e análise documentais. Foi, ainda, realizada uma entrevista semiestruturada à diretora pedagógica da Escola Especial do Namibe. A informação recolhida nos documentos disponibilizados, bem como na entrevista, foi sujeita a uma análise de conteúdo, tendo sido agregada em unidades temáticas, o que nos permitiu dar uma panorâmica sobre o atendimento às crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE), em Angola e mais especificamente em Namibe. Verifica-se uma vontade de vencer este desafio, por parte dos profissionais e, também, das políticas, embora ainda haja um longo caminho a percorrer.

Palavras-chave: educação especial; necessidades educativas especiais; Angola; Namibe.

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Publicado
2018-03-03