A tríade fundamental dos elementos no culto cristão:

uma análise histórica e teológica do eixo norteador na adoração pública.

Palavras-chave: Culto Cristão. Elementos Cúlticos. Oferta. Louvor. Ensino

Resumo

A tríade dos elementos do culto cristão forma uma ponte em direção até Jesus Cristo. Nesse sentido, o foco do culto está envolvido em e para a Pessoa de Jesus. Entretanto, para que se chegue a esse entendimento, é preciso compreender a instituição dos elementos cúlticos em Israel, a função da sinagoga, a liberdade-fixada e a forma de apresentação dos elementos litúrgicos que compõem o culto. Esta pesquisa pretende mostrar que há uma tríade relacional - louvor, ensino e oferta - no culto cristão. O falar, ouvir e ofertar, isto é, o ato de prestar culto é o círculo de atmosfera cúltica que engloba o louvor, o ensino, e a oferta que é dirigida a Deus. Esses elementos estruturam o culto que podem espelhar o cenário religioso que perpassa a comunidade da fé dos cristãos até os dias de hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Flávio Shmitt

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Docente do Programa de Pós-Graduação e do Bacharelado em Teologia e coordenador dos programas de pós-gradução Mestrado e Doutorados acadêmicos da Faculdade EST, São Leopoldo-RS. Docente Pesquisador na área de Tradições e Escrituras Sagradas. Líder do Grupo de Pesquisa Bíblia, Arqueologia e Religião.

Pablo Rangel Cardoso da Costa Souza, Claudete Cardoso da Costa Souza

Doutorando em Teologia, área Tradições e Escrituras Sagrada pela Faculdades EST.

Fernando Batista de Campos

Doutorando em Teologia, área Tradições e Escrituras Sagradas pela Faculdades EST.

Publicado
2021-06-29
Como Citar
Flávio Shmitt, Cardoso da Costa Souza, P. R., & Fernando Batista de Campos. (2021). A tríade fundamental dos elementos no culto cristão:: uma análise histórica e teológica do eixo norteador na adoração pública. Ad Aeternum, 1(2), 213-234. Obtido de https://revistas.ulusofona.pt/index.php/adaeternum/article/view/7422