FATORES PARA A INSERÇÃO DO PROTESTANTISMO DE MISSÃO NO BRASIL

A génese do protestantismo brasileiro

  • Sílvio Murilo M. Azevedo Independente
Palavras-chave: História do Protestantismo Histórico, História do Cristianismo, História Social do Protestantismo Histórico, História do Brasil Colônia e Império, História do Catolicismo.

Resumo

O texto em seguimento trata dos fatores da inserção do Protestantismo no Brasil, com ênfase na classificação dos fatores de inserção. O valor desse tipo de análise deve-se ao intrigante fato de que nos primeiros anos de sua história como colônia de Portugal nenhuma tentativa protestante de estabelecimento nas terras brasileiras teve sucesso, pelo fato de haver uma forte identificação nacional com o catolicismo fortemente radicado em terras nacionais. Duas tentativas francesas, uma no Maranhão e outra no Rio de Janeiro, de estabelecer uma França meridional (a última sendo empreendimento huguenote) não deram certo. Depois, ainda houve a tentativa holandesa com Maurício de Nassau, que teve efêmera duração. O sentimento nativista, claro, foi o maior fator de resistência, mas o fato de essas tentativas terem sido propostas protestantes também colaboraram para o repúdio dos nacionais. Não obstante, esse passado católico de séculos, a partir do século XIX o Brasil caminhou para que se tornasse como hoje é manifesto, também uma nação protestante. Como isso pôde ocorrer, tendo em vista sua formação católica? Essa é a pergunta que esse artigo pretende responder.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-19
Como Citar
M. Azevedo, S. M. (2024). FATORES PARA A INSERÇÃO DO PROTESTANTISMO DE MISSÃO NO BRASIL: A génese do protestantismo brasileiro. Ad Aeternum, 1(7), 53-141. https://doi.org/10.60543/aa.v1i7.9061