A Sociomuseologia e o lugar do Património Cultural Imaterial nos processos educacionais
Resumo
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar alguns resultados do Projeto de I&D “O lugar do Património Cultural Imaterial nos processos educativos na grande Lisboa”, desenvolvido no âmbito do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona (CeiED/ULusófona) e no Departamento de Museologia da mesma Universidade. O referido projeto, procurou identificar iniciativas na área do património cultural imaterial que incentivem a valorização da diversidade cultural e da cidadania nos espaços de educação formal nas atividades curriculares e extracurriculares das escolas da Grande Lisboa. Busca auxiliar na compreensão mais ampla do conceito de património, com particular enfoque no património cultural imaterial e possíveis conexões com a sociomuseologia, além da reflexão sobre articulações da museologia e a educação que busquem o desenvolvimento social, bem como a função social do patrimônio na perspectiva de valorização da diversidade e promoção de esforços para a construção de um diálogo comunitário para a inclusão. Essa discussão, que foi base da metodologia empregada, contribui para a análise e a compreensão das manifestações e processos culturais nas dinâmicas educativas investigadas.
Palavras-chave: Educação Patrimonial, Patrimônio Cultural Imaterial e Sociomuseologia
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