A museologia itinerante: uma perspectiva histórica

  • Denise Xavier

Resumo

Resumo:

O presente artigo explora como a itinerância foi utilizada e percebida na Museologia ao longo dos tempos, buscando evidenciar o seu surgimento enquanto uma prática de extensão dos museus, e o contexto em que sua utilização se fez mais necessária. Assumindo que o emprego da itinerância acompanhou processos museológicos mais abrangentes, busca, por meio do estudo de publicação em periódicos especializados, demonstrar a utilização da itinerância como um fenômeno que se insere dentro de um movimento de abertura dos museus e da popularização de suas coleções e discursos a partir de meados do século XX.

Palavras-chave: Museologia, itinerância, acessibilidade cultural.

 

Abstract:

This article explores how the itinerancy was used and perceived in Museology over times, in order to enhance its appearance as a practical extension of the museums, and the context in which their use has become more necessary. Assuming the use of itinerancy followed broader museological processes, this article aims demonstrate the use of itinerancy as a phenomenon that falls within an opening movement of popularizing museums and their collections and dialogues, from the mid-twentieth century.

Keywords: Museology, itinerancy, cultural accessibility

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publicado
Jun 24, 2014
Como citar
XAVIER, Denise. A museologia itinerante: uma perspectiva histórica. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 45, n. 1, june 2014. ISSN 1646-3714. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/4515>. Acesso em: 21 aug. 2019.