O público interno dos museus: reflexões sobre os funcionários de museus enquanto público-alvo das ações educativas museológicas

  • Gabriela Figurelli Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

A partir do entendimento sobre Educação Não-Formal atrelada à Museologia, o artigo propõe uma discussão em que evidencia a relevância de se refletir sobre um público especifico dos museus, os seus funcionários. Chamado público interno dos museus, este grupo que compõe parte da equipe de front office, ocupa uma posição estratégica no que toca a manutenção da imagem da instituição e a satisfação da experiência museal dos  visitantes. Evidenciada a posição estratégica do grupo, o artigo pretende despertar o interesse dos profissionais de museus para a temática e estimular uma ação no sentido de privilegiar o desenvolvimento do ‘público esquecido’, tanto a nível profissional como pessoal. O estímulo surge através da proposta de criação de uma metodologia para um programa educativo direcionado aos funcionários de museu em que se justifica sua pertinência para o museu.

Palavras Chave: Museologia e Educação; Educação Não-Formal; Ação Educativa; Público interno

 

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Publicado
2014-06-24
Como Citar
Figurelli, G. (2014). O público interno dos museus: reflexões sobre os funcionários de museus enquanto público-alvo das ações educativas museológicas. Cadernos De Sociomuseologia, 46(2). https://doi.org/10.36572/csm.2013.vol.46.03