Os serviços educativos em museus portugueses: uma contextualização histórica
Resumo
O presente artigo propõe-se a compreender qual o espaço destinado ao caráter educativo nos museus portugueses ao longo dos anos. O intuito é entender como as ideias de cunho educativo se desenvolveram nos espaços museológicos portugueses e assim perceber se há abertura e receptividade para novos olhares, movimentos e entendimentos, novas ações, atuações e novas propostas que qualifiquem a relação que se estabelece entre o público, o patrimônio e o espaço museológico. Através do levantamento de informações referentes às atividades de cunho educativo desenvolvidas nas instituições museológicas portuguesas, dos registros de criações de setores, da documentação relativa à regulamentação da função, entre outras questões formais e estruturais para a área, o artigo busca compreender a trajetória histórica dos serviços educativos em museus portugueses.
Palavras chave: Museologia e Educação; Serviços Educativos; Museus Portugueses; Ação Educativa
Downloads
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.