Os serviços educativos em museus portugueses: uma contextualização histórica

  • Gabriela Figurelli Departamento de Museologia - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal

Resumo

O presente artigo propõe-se a compreender qual o espaço destinado ao caráter educativo nos museus portugueses ao longo dos anos. O intuito é entender como as ideias de cunho educativo se desenvolveram nos espaços museológicos portugueses e assim perceber se há abertura e receptividade para novos olhares, movimentos e entendimentos, novas ações, atuações e novas propostas que qualifiquem a relação que se estabelece entre o público, o patrimônio e o espaço museológico. Através do levantamento de informações referentes às  atividades de cunho educativo desenvolvidas nas instituições museológicas portuguesas, dos registros de criações de setores, da documentação relativa à regulamentação da função, entre outras questões formais e estruturais para a área, o artigo busca compreender a trajetória histórica dos serviços educativos em museus portugueses. 

Palavras chave: Museologia e Educação; Serviços Educativos; Museus Portugueses; Ação Educativa

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-11-15
Como Citar
Figurelli, G. (2015). Os serviços educativos em museus portugueses: uma contextualização histórica. Cadernos De Sociomuseologia, 50(6). https://doi.org/10.36572/csm.2015.vol.50.05