O amor como caminho: ao encontro da educação e do património cultural

  • Luísa Janeirinho

Resumo

A importância da educação (aquela que não é só a dos currículos e do poder) e do património cultural (aquele que é das comunidades) não sucumbiu à derrocada e à mudança do paradigma de uma sociedade sólida para líquida – como nos lembra Bauman – assim como aqueles que durante anos fizeram da educação e do património a sua luta e a sua política de intervenção, patentes nos múltiplos projetos anónimos, particulares e silenciosos (ou silenciados).  Os tempos atuais mostram que esta intervenção - que une a educação e o património cultural – encerra uma sensibilidade, uma poética, uma arte, uma política, pois devolver a educação ao cerne da emancipação e o património cultural às comunidades, é uma forma de cidadania de intervenção, de desenvolvimento social e de poder de autodeterminação.

 Palavras chave: Educação, património, cidadania, desenvolvimento, interculturalidade, empreendedorismo cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-16
Como Citar
Janeirinho, L. (2018). O amor como caminho: ao encontro da educação e do património cultural. Cadernos De Sociomuseologia, 56(12). https://doi.org/10.36572/csm.2018.vol.56.02