Os Desafios Contemporâneos na Investigação em Sociomuseologia

  • Judite Primo Departamento de Museologia ULHT

Resumo

No contexto da Museologia a Investigação Científica vem, nas últimas décadas, a ganhar maior importância a medida em que os temas e as abordagens se conectam com as realidades sócio- culturais e político-económicas.


O presente artigo aborda a investigação no campo da Sociomuseologia e como esta se articula com alguns dos desafios da contemporaneidade e quais a s suas articulações com os contextos locais e internacionais. Visa, então, uma maior compreensão das problemáticas que impactam na sociedade contemporânea e consequentemente na área da Museologia. Ao longo das últimas décadas a mudança no setor da Museologia influenciou diretamente a investigação em Sociomuseologia tanto na amplitude das abordagens e das temáticas tratadas, como em novas preocupações que retroalimentam os trabalhos realizados. O artigo terá como base de reflexão a reflexão e a prática da Museologia ibero-americana, mas sempre que possível partindo de uma compreensão de um contexto mais abrangente.


Palavras-chave: Sociomuseologia, Museologia, Investigação, Pesquisa, Contemporaneidade.

Publicado
Oct 18, 2019
Como citar
PRIMO, Judite. Os Desafios Contemporâneos na Investigação em Sociomuseologia. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 58, n. 14, p. 3-17, oct. 2019. ISSN 1646-3714. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/6920>. Acesso em: 12 nov. 2019. doi: http://doi.org/10.36572/csm.2019.vol.58.01.