Los Cuchimilcos: um museu feito por crianças e para crianças.

  • Cinthya Cuadrao Maestranda en Políticas Públicas para el Desarrollo con Inclusión Social (FLACSO-Argentina). Actual gestora del Proyecto de Tramo La Raya-Desaguadero (Qhapaq Ñan Perú).
  • Maria Florencia Puebla Maestra en Museología (ENCRYM) y Doctoranda en Arqueología de la Identidad (ENAH-México). Consultora de Imaina Perú y PICNIC-LAT.
  • Elizabeth Pedraza Especialista en turismo y consultor de circuitos educativos en Imaina Perú
  • Ruy Escobar Ministerio de Cultura y consultor de Imamina Perú.

Resumo

Neste trabalho, abordamos a experiência do Museu Los Cuchimilcos. Trabalho realizado com os diretores, profesores e alunos da Escola Nossa Senhora do Bom Conselho, localizada na localidade de Breña (Lima, Peru). O objetivo era reabrir um museu que existia no local. Em três etapas, 15 participantes, com idades entre 11 e 14 anos, de forma conjunta, lúdica e dialógica, realizaram um processo museológico e patrimonial que resultou na concepção e montagem de um museu de arqueologia. No processo, observamos e compreendemos outros elementos e diálogos no patrimônio e no trabalho coletivo, o que nos levou a fazer considerações significativas ao trabalhar com a cultura, a memória e o passado. Este trabalho nos fez repensar e avaliar as maneiras pelas quais o patrimônio arqueológico é assumido e funciona; onde na maioria das vezes prevalece o centrismo adulto; como a melhor maneira de construir conhecimento e representá-lo musicalmente. No entanto, com a experiência apresentada aqui, observamos que outras formas de fazer museologia também são possíveis.

Palavras Chaves: museu da criança; sócio-museologia; arqueologia; herança.

Publicado
2020-06-03
Como Citar
Cuadrao, C., Florencia Puebla, M., Pedraza, E., & Escobar, R. (2020). Los Cuchimilcos: um museu feito por crianças e para crianças . Cadernos De Sociomuseologia, 59(15), 103-118. https://doi.org/10.36572/csm.2020.vol.59.05