A Sociomuseologia como escola de pensamento e a Museologia Social como prática. Como os museus podem ajudar a transformar a realidade dos grupos sob o efeito da marginalização?

Resumo

Museus são organizações que devem servir à sociedade e, portanto, eles precisam se adaptar às mudanças sociais. Vivemos em uma época em que entendemos que a representatividade é de suma importância para grupos sob efeito de marginalização. As vozes dessas pessoas têm sido sistemática e institucionalmente silenciadas há várias centenas de anos. Uma vez que a museologia tradicional falha em se engajar com grupos marginalizados, e é, até hoje, uma instituição fundamentalmente elitista, a Sociomuseologia como escola de pensamento e a prática da Museologia Social surgiram com a clara missão de retificar este déficit. A escola de pensamento, a prática e seu potencial de desenvolvimento sociopolítico e econômico de um território merecem ser cuidadosamente examinados. Este artigo tem o objetivo de proporcionar insights sobre este novo paradigma museológico. Serão apresentados dois estudos de caso de instituições de museus sociais em favelas brasileiras que exemplificam os benefícios que esses museus já produziram para as comunidades em que estão inseridos. Serão apresentados exemplos de ações desenvolvidas nesses museus e como elas afetam o cotidiano dos moradores locais. Este trabalho foi escrito com base no material reunido para a tese de bacharelado da autora, entregue na Alemanha em 2018, e conta com estudos de campo, entrevistas originais transcritas e traduzidas, observações e uma análise da função social desses museus.

Palavras-Chave: Sociomuseologia; Museologia Social; responsabilidade social; memória coletiva vs. história oficial

Publicado
2020-08-31
Como Citar
Neu, M. M. (2020). A Sociomuseologia como escola de pensamento e a Museologia Social como prática. Como os museus podem ajudar a transformar a realidade dos grupos sob o efeito da marginalização?. Cadernos De Sociomuseologia, 60(16), 117-146. https://doi.org/10.36572/csm.2020.vol.60.07