MUHNAC: 'Artistas, Património e o Museu' Estudo do Caso: Ação Educativa com crianças

Resumo

Artigo escrito no ambito do projeto FCT Carim. Contemporary Art: A pathway towards Inclusive Museology. [FCT Exploratory Research Project, field: Arts, [FCT 2022.04615.PTDC, DOI 10.54499/2022.04615.PTDC].

Este artigo tem como objetivo problematizar o programa educativo que foi realizado por ocasião da exposição "Artistas, Património e o Museu", que decorreu entre 1-30 de fevereiro de 2022, no Museu de História Natural de Lisboa. A exposição coletiva de arte contemporânea e os eventos associados tiveram como objetivo refletir de uma maneira critica sobre os museus como ‘média de comunicação’ de informação. Este artigo problematiza o programa educativo, que combinou metodologias do campo da sociomuseologia e da educação com o objetivo de desenvolver soluções inclusivas e anti-hegemónicas para pensar e experimentar o 'display' e conteúdos museológicos – para um público não especializado e crianças.

KEYWORDS: educação inclusiva; sociomuseologia; métodos ativos de aprendizagem; escolas; arte contemporânea;  Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUNHAC).

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-04-08
Como Citar
Jecu, M., Belchior, M., & Gonçalves, R. (2023). MUHNAC: ’Artistas, Património e o Museu’ Estudo do Caso: Ação Educativa com crianças. Cadernos De Sociomuseologia, 65(21), 43-54. https://doi.org/10.36572/csm.2023.vol.65.04