A campanha nacional de museus regionais: pesquisa e universidade entre São Paulo e Belo Horizonte

Resumo

Na década de 1960 diante inúmeras transformações socioculturais, mas sobretudo, diante a Guerra Fria e a implementação do duro regime militar no Brasil, o jornalista Assis Chateaubriand, associado as figuras de Yolanda Penteado e Pietro Maria Bardi conduziram a Campanha Nacional de Museus Regionais, iniciativa mecenática, que com o apoio do Museu de Arte de São Paulo, do grupo jornalístico Diários Associados, assim como do poder público e demais financiadores incentivaram por meio de doação de coleções iniciais a abertura de museus regionais espalhados pelo Brasil.

Partindo de uma metodologia dialógica, este texto busca refletir sobre algumas das influências do modelo de rede e museu implementado pela Campanha, dialogando de distintos modos com as universidades, utilizando como estudo de caso as raízes da formação e a doação do acervo da Galeria Brasiliana á Universidade Federal de Minas Gerais.

Palavras-Chave: Museu Regional; Campanha Nacional de Museus Regionais; Galeria Brasiliana; Pesquisa; Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-12-07
Como Citar
Pausini, A. (2023). A campanha nacional de museus regionais: pesquisa e universidade entre São Paulo e Belo Horizonte. Cadernos De Sociomuseologia, 66(22), 127-142. https://doi.org/10.36572/csm.2023.vol.66.11