Museus Regionais e a Nova Museologia: a Campanha Nacional de Museus Regionais no Nordeste Brasileiro entre a Arte Moderna e a Arte Contemporânea

Resumo

A Campanha Nacional de Museus Regionais pretendeu incentivar, na década de 1960, em pleno contexto de Guerra Fria, a abertura de museus regionais de arte moderna pelo Brasil, promovendo a descentralização dos museus de arte no país, oferecendo a outras regiões museus de excelência, potentes equipamentos de divulgação e expressão dinamizadora da arte local, que estaria intencionalmente em diálogo com o cenário artístico e museológico nacional e internacional, sendo estes museus regionais geridos pela sociedade civil, gozando de plena autonomia em relação ao poder público. Os dirigentes da Campanha estiveram ligados ao movimento modernista paulista, alçado naquele período como símbolo nacional, assim como ao capital econômico e técnico-cultural internacional, representados respectivamente por Rockefeller, ICOM e UNESCO e alguns pressupostos da Nova Museologia. Essa rede de relações e a circulação de ideias, ainda que com distintos objetivos, resultou na fundação do Museu de Arte de São Paulo (1947), instituição que subsidiou tecnicamente a Campanha Nacional de Museus Regionais e, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (1948), instituição que organizou as primeiras edições da Bienal Internacional de Arte de São Paulo, maximizando o prestígio e o poder simbólico da Campanha. Desse modo, assim como as instituições que subsidiaram a Campanha, os museus regionais de Olinda, Campina Grande e Feira de Santana, também estiveram entre a arte moderna e a arte contemporânea, não apenas na constituição do seu acervo, mas principalmente na sua consolidação e fomento artístico regional. Assim, este artigo, a partir do método dialógico, pretende explorar a dinâmica relacional de implementação e de diálogo entre o cenário internacional, nacional e regional, que tinham por intenção a promoção do desenvolvimento social local, tendo por artífice a implementação e o funcionamento dos museus regionais, promovidos e incentivados pela Campanha Nacional de Museus Regionais, projeto fomentado a partir de São Paulo, com intensa e preponderante participação legitimadora do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Palavras-chave: Museus Regionais; Arte Moderna; Escola Nova; Nova Museologia; Desenvolvimento Regional.

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Pausini, A. I. (2024). Museus Regionais e a Nova Museologia: a Campanha Nacional de Museus Regionais no Nordeste Brasileiro entre a Arte Moderna e a Arte Contemporânea. Cadernos De Sociomuseologia, 67(23), 13-40. https://doi.org/10.60543/csm.v67i23.9479