Imaginação Cinemuseológica: um formato de filme participativo

Resumo

Este artigo é derivado de minha tese de doutorado, ‘Sociomuseologia no Museu Histórico de Frankfurt: Cinema, Participação e Empoderamento’. Ele apresenta o trabalho de campo e a análise dos projetos realizados, os quais se inspiraram no formato participativo existente na instituição - o Stadtlabor (Laboratório da Cidade) -, mas também em experiências museológicas brasileiras, teorias e práticas da Sociomuseologia, e empregaram aspectos de produção cinematográfica em diferentes níveis. O desenvolvimento de três processos de pesquisa-ação teve como objetivo fornecer uma plataforma para participantes criarem filmes em colaboração com o museu, abordando tópicos como a cidade, questões de gênero e migração. A arte do cinema serviu como uma ferramenta criativa para a concepção e execução desses projetos de musealização participativa no que foi chamado de ‘imaginação cinemuseológica’. As Metodologias de Educação e Participação Democrática de Paulo Freire, juntamente com as Teorias de Empoderamento e Interseccionalidade delinearam estratégias e identificaram os impactos sobre as pessoas envolvidas. Dessa forma, elementos selecionados da pesquisa destacam algumas de suas principais constatações, contribuindo para a compreensão de como as práticas artísticas podem vislumbrar o museu como um lugar para a educação, a criatividade e o empoderamento.

Palavras-chave: Sociomuseologia; Empoderamento; Participação; Cinema; Museu Histórico de Frankfurt.

 

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Abreu, E. (2024). Imaginação Cinemuseológica: um formato de filme participativo. Cadernos De Sociomuseologia, 67(23), 77-91. https://doi.org/10.60543/csm.v67i23.9483